Sinais que o caminhão apresenta ao ter problemas mecânicos

O caminhão, assim como qualquer outro veículo, com o seu tempo de rodagem acaba tendo um desgaste natural de algumas peças. Por tanto, se você é caminhoneiro, reconhece que se não for feita manutenção no momento certo, um pequeno defeito pode acabar causando prejuízos ainda maiores para o caminhão, seja financeiro como também ter de ficar mais tempo em uma oficina até que seja feito todos os reparos necessários no caminhão.
Por isso, você precisa estar atento aos primeiros sinais que o caminhão pode apresentar ao ter alguns problemas mecânicos. Eles podem ser questões de pequenas manutenções como também de problemas mecânicos graves.
Conheça a seguir alguns sinais que o caminhão apresenta ao ter problemas mecânicos. Fique atento para fazer a manutenção no momento certo e evitar grandes prejuízos.
Perda de Força
A grande maioria dos caminhões são projetados para suportar pesos e ainda assim conseguir subir grandes ladeiras. Porém quando você sentir que o caminhão está um pouco “cansado” pode ser um sinal de que algo não está funcionando como deveria.
Quando isso acontecer, a recomendação é para não forçar o motor. O melhor a se fazer é procurar por um mecânico e evitar maiores danos.
São inúmeros fatores que podem desencadear a perda de força do caminhão. Alguns deles são: uso de combustível de má qualidade, filtro de ar e diesel obstruído, injetores danificados, vazamento em alguma das mangueiras do intercooler ou no próprio intercooler, desgaste no turbo compressor, desgastes internos nos pistões e seus anéis. Por tanto, não deixe de fazer a revisão e fazer a manutenção mais adequada.
Problemas na Transmissão
Na hora de trocar as marchas, pode ocorrer de haver ruídos estranhos e a transmissão não seja feita com facilidade e precisão.
Quando isso acontece, é um sinal de que pode haver algo errado com o sistema de embreagem, com o sincronizador, com os anéis sincronizadores ou até mesmo com o trambulador.
Realize as manutenções preventivas conforme recomendações do fabricante e não force as marchas.
Falta de Estabilidade
A falta de estabilidade em um caminhão pode ser considerado um problema grave, uma vez que pode causar acidentes. É preciso estar atento com os itens da suspensão, direção e conjunto de rodas e pneus. Isso é o que garantirá a estabilidade do caminhão.
Você deve estar sempre atento à calibragem, respeitando as recomendações do fabricante e fazer o balanceamento das rodas e verificações no estado dos pneus.
Cada um desses sinais que o caminhão pode mostrar são extremamente importantes e agora ficou ainda mais fácil identifica-los.
Faça revisões e manutenções periódicas e tenha os cuidados necessários para prolongar a vida do seu caminhão e prevenir problemas mecânicos.
Gostou do nosso conteúdo? Compartihe!