Problemas causados pela poluição de caminhões e o uso do Biodiesel como solução

09 de agosto de 2019
 Problemas causados pela poluição de caminhões e o uso do Biodiesel como solução

De acordo com um estudo da USP realizado em São Paulo em 2018, os ônibus e caminhões movidos a diesel são os responsáveis pela emissão de 47% da fuligem causada pelo trânsito. Mesmo sendo apenas 5% do total de veículos que circulam a cidade, este número é alto, além de outras substâncias igualmente prejudiciais à saúde que também são liberadas.

E a baixa qualidade do ar é extremamente prejudicial para a saúde, pois está associada ao desenvolvimento de doenças respiratórias, cardiovasculares e reprodutivas. Se a redução dos poluentes emitidos por ônibus e caminhões diminuir, o nível total de poluição na Grande São Paulo pode cair de 35% a 40%.

Ocasionando em melhora na qualidade de vida de todos, e o que pode ajudar muito a diminuir essa poluição é o biodiesel, um combustível renovável e biodegradável, obtido geralmente a partir da reação química de óleos vegetais ou gorduras de origem animal, com um álcool na presença de um catalisador.

O consumo de biodiesel e suas misturas ajudam o país a diminuir sua dependência dos combustíveis fósseis, contribui para a redução da poluição atmosférica e gera empregos em todas as regiões brasileiras. E o Brasil está entre os maiores produtores de biodiesel do mundo.

E neste mês de agosto, no dia 10, é comemorado o Dia Internacional do Biodiesel, pois foi neste dia em 1893, que Rudolf Diesel utilizou o primeiro motor à combustão interna a pistões que explorava os efeitos de uma reação química, utilizando óleo de amendoim. O resultado do processo foi o registro da patente de seu motor-reator em 1897, desenvolvido para trabalhar com óleo de origem vegetal.

Ícone E-mail Cadastre-se e receba nossas novidades!