O que fazer no descarte de peças usadas?

Lâmpadas, pneus, pastilhas, eixos, etc. A quantidade de itens que precisam ser trocados varia de acordo com a necessidade do veículo, mas a atenção deve ser constante na hora do descarte. Afinal, elas podem ser aproveitadas para outros fins e, quando não recebem a destinação correta, causam sérios prejuízos ao meio ambiente. Como funciona a reciclagem de peças? Muita gente não sabe, mas cerca de 85% dos componentes de um caminhão podem ser reutilizados ou reciclados. Isso ocorre porque a maior parte da estrutura do veículo é formada de metais, que ganha outras funções após o fim da vida útil. Na reciclagem, os itens percorrem diferentes etapas. Confira como o processo é realizado: As peças são removidas dos veículos em que foram usadas originalmente, passam por revisão e inspeção de suas características; São separadas de acordo com a finalidade e o tipo de material, passam por um processo de limpeza; São transformadas em outros itens e revendidas a novos consumidores. A sucata ferrosa, por exemplo, é um item destinado à indústria siderúrgica e volta ao mercado em forma de peças importantes para a construção civil, como vergalhões.
Pneus, amortecedores e sistemas de freio são outros itens que não podem ser reaproveitados como peças de caminhões, mas quando reciclados ou processados em remanufatura recebem novas funções.
Quais são as vantagens do descarte correto para o meio ambiente? Por meio da reciclagem de itens como vidro, óleo, plástico e metal, você contribui para um menor consumo de recursos naturais e para a redução de gases do efeito estufa, que seriam utilizados e emitidos durante a fabricação de peças novas.
Produtos descartados de forma incorreta também podem representar um problema sério de saúde pública. Isso acontece porque eles são responsáveis pela contaminação de rios e do solo, além de aumentar os riscos da proliferação de doenças.