O futuro dos caminhões no Brasil e no mundo

25 de julho de 2019
 O futuro dos caminhões no Brasil e no mundo

Com o avanço tecnológico constante todas as áreas estão se atualizando e inovando suas formas de trabalhar, e com os caminhões isso não é diferente. O futuro dos caminhões está mais perto do que você imagina e com esse avanço a forma de rodar o país ficará mais fácil e segura.

Os veículos movidos a eletricidade já são uma realidade e são um passo para os tão falados veículos autônomos. E você sabe como funcionam? Os caminhões elétricos são caracterizados por seus motores alimentados apenas por eletricidade, que lhe é fornecida por baterias.

Os modelos híbridos, são os mais comuns no mercado, eles combinam eletricidade e combustão. E nesses modelos o combustível é usado apenas para gerar energia para as baterias que alimentam o motor, dando assim, mais autonomia ao veículo.

Já as versões elétricas não necessitam de combustíveis, eles funcionam com baterias recarregáveis, que possuem uma maior autonomia e cargas medidas em quilômetros.

Além de serem absolutamente silenciosos, pois o motor não é a combustão, eles não promovem explosões tornando mais seguro também. Já vem de fábrica uma estação de carregamento, onde conectando a uma tomada comum o veículo é carregado.

Os modelos que já foram anunciados que irão começar a produção são o Tesla Semi, da empresa Tesla de Elon Musk, que afirma que o modelo terá uma autonomia de 800 quilômetros. Outro modelo é o Urban eTruck, da Mercedes Benz, este com uma autonomia menor, capaz de percorrer até 200 quilômetros com apenas uma carga.

A Volvo também possui um modelo, o FL Eletric. Que é capaz de percorrer até 300 quilômetros com uma carga completa de 2 horas. Algumas unidades já estão circulando na Suécia. O ET-ONE, modelo de caminhão elétrico da empresa Thor Trucks, TEM uma autonomia de 480 km.

E um modelo que deve ser comentado é o T-POD da Einride. Esse caminhão, além de ser completamente elétrico, não precisa de um condutor, por isso não possui janelas ou para-brisa.

Aqui no Brasil a Volkswagen desenvolveu o e-Delivery, um caminhão de porte leve, e absolutamente elétrico, com uma autonomia de 100 quilômetros, obtida com uma carga completa de 4 horas e uma capacidade de carga de até 11 toneladas.

As vantagens dos caminhões elétricos são o baixo custo de abastecimento, são não poluentes, tanto em relação à emissão de gases nocivos, quanto em relação à poluição sonora, a manutenção é simples e não necessitam do uso de óleo para evitar seu superaquecimento.

E as desvantagens são relacionadas a baixa autonomia e um alto tempo de recarga, ou seja, os caminhões elétricos ainda não são recomendados para viagens, apenas para circular dentro de centros urbanos.

Ícone E-mail Cadastre-se e receba nossas novidades!