Gestão de estoque para oficina mecânica

Praticamente todos os tipos de negócio contam com um estoque. Esse setor é tão importante que a maneira como cada um o gerencia reflete diretamente nas atividades da organização e no sucesso empresarial. No caso das oficinas mecânicas, essa gestão deve assegurar a disponibilidade das peças de maior saída, agilizando a prestação de serviços e garantindo uma experiência melhor aos clientes. Manter uma gestão de estoque em oficina mecânica é mais difícil do que parece, pois pode comprometer o orçamento e a logística da empresa. Quer saber como a gestão de estoque da sua oficina pode atingir resultados positivos sem comprometer o faturamento de maneira fácil e prática? Confira algumas dicas que a Cunhados preparou para você!
Identifique o fluxo de entrada e saída de produtos O principal objetivo da gestão de estoque em oficina mecânica é fazer com que o empresário tenha total controle sobre o fluxo das mercadorias e produtos. Ou seja, saber as quantias de compra e venda da empresa, as movimentações de saída e entrada. Só assim o mecânico saberá as necessidades reais do acervo.
Automatize a gestão de estoque Os problemas mais comuns envolvendo uma gestão de estoque dizem respeito à falta de controle sobre os itens armazenados que pode ocasionar despesas desnecessárias a oficina. As chances desse tipo de erro ocorrer aumentam quando o monitoramento do acervo é feito de maneira manual. Por isso, é de suma importância que o mecânico use a tecnologia de ferramentas digitais a seu favor, como planilhas e softwares próprios para a organização.
Faça um controle financeiro Ter um relatório do seu ativo disponível em mãos é a fórmula de sucesso de oficinas mecânicas. Seu cliente precisa de eficiência e rapidez. Se não sabe o que tem em suas empresa, como poderá informar ao seu cliente um prazo para os reparos do automóvel e os preços? Para conseguir ter uma eficiente gestão de estoque na oficina é necessário planejar. Estruturar os gastos e as entradas de capital na empresa é essencial. Deve-se saber quais recursos estão parados no estoque e o valor total dessas mercadorias.
Pronto! Agora é só colocar todas essas dicas em prática! E se precisar de peças é só entrar em contato com a Cunhados, nós podemos te ajudar nisso!