Ford encerra a produção de veículos no Brasil

A Ford anunciou no dia 11 de janeiro que vai encerrar a produção de veículos no Brasil, após um século produzindo no nosso território. As fábricas das montadoras se localizavam nas cidades de Camaçari (BA) e Taubaté (SP) para os carros da Ford e em Horizonte (CE), para Jipes da marca Troller.
A empresa continuará vendendo veículos no Brasil. Eles serão importados principalmente da Argentina e do Uruguai. A Ford garantiu ainda que todos os clientes seguiram com assistência de manutenção e garantia. No Comunicado divulgado para a imprensa, a decisão foi tomada “a medida que a pandemia de Covid-19 se amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas".
A Ford foi a primeira montadora a se instalar no País, em 1919, mas vinha enfrentando fortes quedas nas vendas no Brasil, realidade que foi acentuada pela pandemia da covid-19. A empresa vinha perdendo espaço para concorrentes. No acumulado de 2020, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a fatia da montadora era de 7,14%, atrás de General Motors, Fiat, Volkswagen e Hyundai, considerando automóveis e comerciais leves. Há poucos anos, ela tinha 12% de participação nas vendas.
Serão mais de 5 mil pessoas que perderão os seus empregos com o fechamento das três unidades. Esse número é de trabalhadores empregados diretamente pela montadora. Segundo os sindicatos contando com indiretos e fornecedores o impacto econômico do fim das atividades produtivas será bem maior.
O impacto financeiro da decisão é de cerca de US$4,1 milhões de despesas não recorrentes. Do total US$2,5 milhões terão impacto direto nos caixas da montadora, sendo em sua maioria gastos relacionados a compensações, rescisões, acordos e outros pagamentos.