Cuidados com o Diesel no Inverno

O inverno exige alguns cuidados extras em nossas vidas, não só com a saúde, alimentação e vestimenta, essa atenção deve acontecer também com nossos veículos.
Os automóveis possuem mecanismo que são afetados pelo frio, por exemplo o diesel, ele possui moléculas de parafina, que são componentes naturais do petróleo e essa parafina é importante para o combustível, devido ao seu alto valor de Cetano, que possibilita uma boa qualidade de ignição.
Porém, em regiões de temperatura muito baixa, caso o diesel esfrie demais, a parafina pode começar a cristalizar, entupindo as linhas de combustíveis e filtros do veículo, o que gera perda de potência ou até mesmo a parada total.
E para evitar esses problemas alguns cuidados devem ser tomados e já existem dieseis específicos para o inverno. A Shell distribuiu um diesel com uma formulação com maior resistência a congelamento. Nele contém componentes especiais para garantir o desempenho até em temperaturas negativas.
Em testes realizados, o novo combustível manteve suas características até -5°C, que contribui para prevenir formação de cristais de parafina no motor, evitando o entupimento dos filtros.
De acordo com o engenheiro de Combustíveis da Shell, Gilberto Pose, algumas pessoas adicionam irregularmente querosene ao diesel para evitar seu congelamento. “Práticas como essa não são recomendadas. Tiram o combustível de especificação e prejudicam o funcionamento do motor, podendo comprometer sua durabilidade”, explica.
Por isso é importante ter atenção e cuidados para não danificar o seu carro e ocasionar prejuízos.
Fonte: https://bit.ly/31y36QK