Como Tudo Começou: O Primeiro Caminhão Do Mundo

20 de abril de 2020
 Como Tudo Começou: O Primeiro Caminhão Do Mundo

Atualmente temos diversos caminhões em diferentes montadoras, modelos, cores e tamanhos. O que torna tudo mais fácil, escolher o modelo que mais se adequa a cada necessidade de trabalho, de carga e com melhor custo-benefício.

Eles são essenciais, responsáveis pela distribuição e transporte de praticamente tudo que se vê, sendo primordial para toda humanidade.

Mas nem sempre foi assim.

Por meio da Revolução Industrial, com o desenvolvimento da tecnologia a vapor, que surge o primeiro veículo que não precisava da força de homens ou cavalos para se mover.

Em 1896, ano em que foi lançado o primeiro caminhão, ele foi definido apenas para transporte de cargas e não para contar com passageiros. Desenhado e construído pelo alemão Karl Benz, o primeiro caminhão do mundo era movido pelo motor a combustão interna.

Não demorou muito para que os próximos caminhões fossem aprimorados nos Estados Unidos. Após a necessidade de Alexander Winton em fazer entregas da sua grande produção de carros, daí então surgiu a sua nova criação, o caminhão cegonha. Uma espécie de carroça acoplada a um veículo motorizado. Em menos de um ano já vendia sua ideia para outras empresas.

O Primeiro Caminhão Fabricado No Brasil

Em 1956, surge o primeiro caminhão fabricado no Brasil. Era o L-312, também chamado de “torpedo” devido a característica em formato de cofre do seu motor. Daí então, a produção de novos caminhões apenas aumentou e a Mercedes Benz produziu dos leves aos extrapesados.

Depois disso, surgiram diversas montadoras que fabricam diversos modelos no Brasil e mundo afora, das quais muitas delas você já deve conhecer.

Aproveite para conhecer as características do novo e mais recente caminhão, Mercedes-Benz Actros: https://www.cunhadospecas.com.br/blog/em-breve-caminhao-mercedes-benz-actros-sera-lancado-no-brasil

 

Ícone E-mail Cadastre-se e receba nossas novidades!