A história da Ford no Brasil

29 de setembro de 2021
 A história da Ford no Brasil

A Ford foi a primeira indústria automobilística a se instalar no nosso país. Quando Henry Ford decidiu abrir a primeira filial em 1919, São Paulo era apenas uma modesta capital, mas Henry com o seu espírito empreendedor, viu em São Paulo, grandes oportunidades. O dia 24 de abril de 1919 marca o início oficial da Ford do Brasil.

Em 1959, Henry Ford II visitou pela primeira vez o Brasil. Em uma prova de resistência, o caminhão Ford “Bandeirante” percorreu 4.790 km de São Paulo a Porto Velho, durante 41 dias, vencendo obstáculos impressionantes no caminho. Tripulado por três funcionários do governo de Rondônia, o veículo partiu em 10 de outubro e chegou triunfalmente ao seu destino em 21 de novembro.

Em 1962, com o lançamento dos caminhões Super Ford, com nova cabine de quatro faróis, pedais suspensos, estribos embutidos e sistema de ventilação interna melhorada, a Ford reforçou sua liderança de vendas no mercado. E comemorou a produção do 75.000º veículo no Brasil, uma picape F-100. Esse ano marcou o oitavo recorde consecutivo de vendas da marca, com 21.621 caminhões no Brasil, equivalente a 44% do mercado. Em fevereiro de 1964, a Ford comemorou a produção do 100.000º caminhão no Brasil, um F-600, com um índice de 99% de nacionalização. 

A Ford encerrou a produção de veículos no Brasil, após um século produzindo no nosso território. As fábricas das montadoras se localizavam nas cidades de Camaçari (BA) e Taubaté (SP) para os carros da Ford e em Horizonte (CE), para Jipes da marca Troller. A empresa continuará vendendo veículos no Brasil. Eles serão importados principalmente da Argentina e do Uruguai. A Ford garantiu ainda que todos os clientes seguiram com assistência de manutenção e garantia.

Ícone E-mail Cadastre-se e receba nossas novidades!